Como usar o Hyper-V no Windows 10 Home

Publicidade

O Hyper-V é um recurso que lhe permite criar máquinas virtuais no WIndows. Ela está disponível no Windows 8.1 e Windows 10, porém, somente nas edições Professional e Enterprise do Windows 10.

Por padão você não pode instalá-lo no Windows 10 Home e Single Language. No entanto, seguindo esse tutorial, você poderá habilitar o Hyper-V nas edições Home e Single Language do Windows 10.

Preparação:

1. Antes de habilitar esse recurso, precisamos descobrir se o seu computador suporta virtualização. Abra o Prompt de Comando, digite o comando systeminfo e verifique se o “Hipervisor foi detectado”.

Nota: Caso a opção não seja exibida, você pode verificar se a opção de virtualização está habilitada no setup da BIOS do seu computador. Procure por algo como “Enable Intel Virtualization Tecnology”.

Como instalar o Hyper-V no Windows 10 Home e Single Language:

1. Baixe o arquivo hyperv_win10.zip e extraia o seu conteúdo para uma pasta qualquer. Em seguida, clique com o botão direito no arquivo “hyperv_win10.bat” e selecione “Executar como administrador”.

Nota: Como você pode ver na análise feita no VirusTotal aqui, que analisou o arquivo usando mais de 60 antivírus diferentes, o script é totalmente seguro de usar.

2. Aguarde a instalação do Hyper-V ser concluída e pressione “Y” para reiniciar o computador.

3. Uma vez reiniciado, o Hyper-V estará instalado em seu computador. Para confirmar a instalação, pressione Windows+R para abrir o Executar, digite o comando optionalfeatures e clique em “OK“.

4. Na janela aberta, o Hyper-V deve ser exibido com a caixa marcada.

5. Para usá-lo, basta pesquisar por “Hyper-V” no menu Iniciar e abrir o “Hyper-V Quick Create” para criar máquinas virtuais rapidamente e o gerenciador do Hyper-V para gerenciar as máquinas virtuais.

Categorias PC

22 comentários em “Como usar o Hyper-V no Windows 10 Home”

  1. Top demais Sérgio, funcionou perfeitamente! Agradeço pela excelente elaboração deste tutorial!

    Apesar de não ter muita relação, vale um comentário. Outros virtualizadores previamente instalados irão parar de funcionar após a instalação do Hyper-V.

    Responder
  2. Tentei ativar o hyper v antes mas descobri que no Windows 10 Home não funcionava, ai hoje vi seu site e segui os passos, até agora está funcionando direitinho, muito obrigado pelo seu trabalho.

    Responder
  3. Funcionou aqui! Além disso, resolvi olhar de curioso o arquivo .bat que habilita Hyper-V e vi que ele instala pacotes que já estão na pasta do Windows. Me deu a entender que todas as versões do Win10 possuem o instalador do Hyper-V, a MS apenas ocultou na versão Home. Bizarro.

    Responder
    • Sim amigo, pois o hyper-v, que por sua vez é uma plataforma de virtualização, não é interessante para ambientes domésticos nos quais a Microsoft parte do pressuposto de que as versões home e single language do Windows 10 serão utilizadas.

      Responder
  4. Bom dia!!! Feliz Páscoa!!!

    Funcionou direitinho, só demora um pouco a instalar mas se seguir o tutorial é só aguardar que não tem erro!!!

    Muito obrigado!!!

    Responder

Deixe um comentário