Como transferir programas para outro HD

Publicidade

Alguns programas ocupam muito espaço em disco e dependendo do tamanho do seu HD, ele pode ficar sem espaço rapidamente, especialmente se você estiver usando um SSD em seu computador.

Felizmente é possível mover um programa para outro HD sem quebrar a sua instalação. Veja como transferir programas para um outro disco rígido ou partição do HD para liberar espaço na unidade C.

Como mover programas para outro disco rígido:

Para mover um programa para outro HD, não basta simplesmente copiar sua pasta para outro HD. Se você fizer isso, a instalação fica quebrada, uma vez que o programa foi instalado na unidade C.

O que devemos fazer é mover a pasta para outro HD, mas fazer com que o Windows acredite que a pasta do programa continua na unidade C, e para isso, podemos usar o recurso de links simbólicos.

Embora seja possível criar links simbólicos manualmente nós vamos usar o programa Folder Move para facilitar as coisas. Ele irá mover a pasta para o outro HD e depois irá criar o link simbólico dela.

1. Baixe o programa Folder Move e execute-o em seu computador.

2. Selecione em “Move From” a pasta do programa que deseja mover para outro HD.

Publicidade

3. Em seguida. selecione em “Move To” a pasta no segundo HD para onde quer mover o programa. Para deixar as coisas mais organizadas, você pode criar uma “pasta” no segundo disco rígido para colocar os programas que forem transferidos, como por exemplo, uma pasta chamada “Programas”.

4. Por fim, clique em “Move and set Symbolic link” para transferir a pasta do programa para o outro HD e criar o “link simbólico”. Como explicado, esse link simbólico fará com que o Windows entenda que a pasta do programa ainda continua na “unidade C”, embora a pasta esteja agora em outro HD.

5. Uma vez concluído a transferência, o espaço ocupado pelo programa na unidade C será liberado e no local onde a pasta estava, será criado um atalho, que ao ser clicado abre a pasta no outro HD.

Categorias PC
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

6 comentários em “Como transferir programas para outro HD”

Deixe um comentário