Como redirecionar portas no roteador

Publicidade

Abrir portas no roteador pode ser útil tanto para jogos quanto para programas.Você pode encaminhar uma porta para acessar seu computador remotamente através da internet, para rodar um servidor de jogo e assim por diante. Veja nesse tutorial como abrir portas no modem e/ou roteador da sua casa.

Antes de começar é importante notar que a quantidade de modelos de modens e roteadores é muito grande e todos eles possuem sistemas diferentes. Nesse tutorial vamos utilizar um modem da VIVO, mas, você pode usar o tutorial como base para abrir portas em qualquer modelo de modem/roteador.

Como abrir portas no roteador:

1. Primeiro, precisamos descobrir o endereço IP do roteador para acessar a página de configuração do roteador. Abra o Prompt de Comando, digite ipconfig e anote o endereço IP do “Gateway Padrão”.

2. Em seguida, digite esse endereço IP no navegador e pressione “Enter”. Será solicitada um usuário e senha. Na maioria dos modens e roteadores, essas informações estão colados na parte de trás do aparelho, mas se não for o caso você pode pesquisar pela senha padrão do seu roteador no Google.

3. Na página de configuração do roteador você precisa procurar pela opção de redirecionamento de porta. Por exemplo, no modem da VIVO fica em “Configurações > Rede Local > Redirecionar portas”.

4. Na página de configuração do redirecionamento, você deve informar um nome para a regra e, em seguida, informar o protocolo (TCP, UDP ou ambos), a porta externa e interna e IP externo e interno.

No protocolo, se você não tem certeza de qual precisa, use ambos.

A porta externa é a porta que o jogo ou programa utiliza. Se você não tem certeza da porta que você precisa abrir no roteador, pesquise no Google por algo como “porta usada pelo nome do programa”.

A porta interna você pode escolher, mas a forma mais simples é usar a mesma porta externa.

O IP externo você pode deixar em branco na maioria das ocasiões.

O IP interno é o endereço IP utilizado pelo seu PC. Você pode verificá-lo usando o ipconfig. Anote o endereço IP do campo IPV4. Você também pode configurar um endereço IP fixo para o computador.

No exemplo abaixo estou abrindo uma porta para usar a Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows através da internet. Ele usa a porta 3389 e o endereço IP do computador é 192.168.15.6.

5. Para verificar se a porta foi aberta com sucesso em seu roteador, acesse o site meuip.com.br para verificar o endereço IP da sua conexão de internet e, em seguida acesse a ferramenta de verificação de porta aberta do site yougetsinal, digite o endereço IP da sua conexão de internet e a porta aberta.

O único problema em usar o endereço IP da conexão de internet é que ele não é fixo, ele geralmente é alterado quando o modem é reiniciado. Para contornar essa situação, você pode utilizar um serviço DDNS para criar um “endereço fixo”, que é atualizado quando o IP da sua conexão de internet muda.

3 comentários em “Como redirecionar portas no roteador”

  1. Não faz sentido isso, o IPv4 muda toda vez que reinicia o modem, quando você faz essa configuração ele pede para reiniciar o modem, logo quando você incluí deixa de valer a configuração feita, ai teria que editar com o novo IPv4, e ele vai lá e pede para reiniciar novamente… Se meter um IPv4 Fixo, pode gerar problemas de conexão com outros programas… e ai? Como resolver?

    Responder
    • A solução é colocar o endereço IP fixo para o computador. Se feita como explicado no tutorial, usando a opção de configurar um endereço IP fixo usando o roteador, essa configuração não gera problemas de conexão com outros programas ou computadores, uma vez que você reserva o endereço IP exclusivamente para a máquina.

      Responder

Deixe um comentário