Como montar um servidor FTP no Windows

Publicidade

Você pode compartilhar arquivos na rede de diversas formas, porém, uma das melhores maneiras de compartilhar arquivos na rede local e até mesmo através da internet é usando um servidor FTP. Uma vez configurado, você poderá acessá-lo ate mesmo a partir do celular para enviar e receber arquivos.

Existem excelentes programas de servidores FTP disponiveis, mas o Windows oferece esse recurso nativamente no Windows 7, Windows 8.1, Wiindows 10 e no Windows 11. Nesse artigo mostraremos como montar um servidor FTP no Windows apenas com os recursos do próprio sistema operacional.

como configurar servidor ftp windows

Publicidade

Como montar o servidor FTP no Windows

A primeira coisa que precisaremos realizar para configurar um servidor FTP no Windows é habilitar o recurso de servidor FTP nas configurações de recursos do Windows, que por padrão está desativado.

1. Pesquise por “Recursos do Windows” no menu iniciar e abra a opção “Ativar ou desativar recursos do Windows”. Você também pode encontrar essa opção na seção “Programas” do Painel de Controle.

como configurar servidor ftp windows img1

2. Clique no botão (+) da opção “Serviço de informações da internet” para expandir as opções, depois expanda a opção “Servidor FTP” e marque às duas caixas, “Extensiblidade de FTP” e “Serviço FTP”.

como configurar servidor ftp windows img2

3. Em seguida, marque também a opção “Console de Gerenciamento do IIS” dentro de “Ferramentas de Gerenciamento da Web”. Por fim clique em “OK” e aguarde o Windows instalar os novos recursos.

como configurar servidor ftp windows img3

Como configurar o servidor FTP

Agora precisamos configurar o servidor FTP no Windows, que consiste em definir a pasta que deseja compartilhar, os usuários que poderão acessar a pasta, se eles poderão fazer upload de arquivos, etc.

1. No Windows 10, 8.1 e Windows 7, abra “Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas” e abra o “Gerenciador do Serviços de Informações da Internet (IIS)”. No Windows 11 você encontrará a opção no “Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas do Windows”.

como configurar servidor ftp windows img4

2. Do lado direito do Gerenciador do Serviços de Informações da Internet (IIS), expanda a opção com o nome do computador, clique com o botão direito na pasta “Sites” e depois, em “Adicionar site FTP”.

como configurar servidor ftp windows img5

3. Defina um nome para identificar o servidor FTP e selecione a pasta que será utilizada para enviar e receber arquivos. Selecione uma pasta na raiz da unidade C ou de outra unidade e não uma pasta do usuário como “Documentos”, uma vez que os outros usuários não terão permissão de acesso à pasta.

como configurar servidor ftp windows img6

4. Na tela seguinte, a única alteração que você deve fazer é marcar a opção “Sem SSL”.

como configurar servidor ftp windows img7

5. Marque a opção “Básico” e na seção “Autorização”, dê permissão de acesso a todos os usuários e defina se eles poderão apenas baixar arquivos (ler), ou se poderão fazer upload de arquivos (gravar).

como configurar servidor ftp windows img8

Como configurar o firewall do Windows

Uma vez configurado o servidor FTP, o próximo passo é permitir o uso da conexão FTP no firewall do Windows, uma vez que, por padrão, o firewall do Windows irá bloquear as conexões ao servidor FTP.

1. Pesquise por “firewall” no menu iniciar e abra a opção “Windows Defender Firewall”. Você também pode abrir o firewall do Windows na seção “Sistema e Segurança” do Painel de Controle do Windows.

como configurar servidor ftp windows img9

2. Clique na opção “Permitir um aplicativo ou recurso através do “Windows Defender Firewall”.

como configurar servidor ftp windows img10

3. Clique no botão “Alterar configurações”, localize a opção “Servidor FTP” e marque às duas caixas.

como configurar servidor ftp windows img11

Como criar um usuário para acessar o servidor FTP

Uma vez feito isso, você pode acessar o servidor FTP a partir de outros computadores da rede, basta informar os dados de login de um usuário do Windows onde o servidor FTP está instalado, entretanto, se você quiser, pode adicionar um novo usuário local apenas para utilizar no acesso ao servidor FTP.

1. Abra as configurações do Windows a partir do menu Iniciar e clique em “Contas > Família e outros usuários” e por último, clique na opção “Adicionar outra pessoa a este PC”, do lado direito da janela.

como configurar servidor ftp windows img12

2. Digite um nome para o usuário que esta criando, senha e selecione as perguntas de segurança.

como configurar servidor ftp windows img13

3. Pronto, a conta de usuário foi criada e você pode usá-la para acessar o servidor FTP.

como configurar servidor ftp windows img14

Como acessar o servidor FTP a partir de outro PC

1. Após realizar todas as configurações, reinicie o computador onde o servidor FTP foi ativado.

2. Abra uma janela do Explorador de Arquivos em outro computador da rede local e digite na barra de endereços, ftp://ip_do_servidor_ftp, como, por exemplo, ftp://192.168.1.5 e pressione a tecla Enter.

como configurar servidor ftp windows img15

3. Digite o nome do usuário e senha que criou, marque a opção “Lembrar senha” e clique em “Logon”.

como configurar servidor ftp windows img16

4. Uma vez feito isso, a pasta do servidor FTP sera aberta em uma nova janela. Você copiar e enviar arquivos para a pasta de acordo com as permissões que você concedeu ao configurar o servidor FTP.

como configurar servidor ftp windows img17

5. Para facilitar o acesso ao servidor FTP, você pode fixar a pasta no acesso rápido ou favoritos.

como configurar servidor ftp windows img18

Como acessar o servidor FTP remotamente a partir da internet

Você também pode acessar o servidor FTP a partir da internet. Você pode usá-lo, por exemplo, como um servidor na nuvem para salvar arquivos de seus dispositivos, incluindo notebooks e smartphones.

1. A primeira coisa que você precisa fazer é redirecionar uma porta no roteador da sua casa para ele identificar a conexão FTP e redirecioná-la para o computador com servidor FTP. Nós escrevemos um artigo sobre o assunto aqui, veja como abrir e redirecionar portas no roteador ou modem da sua casa.

2. Agora, já e possível acessar o servidor FTP remotamente usando o endereço IP da sua conexão de internet, mas esse endereço IP nao é fixo, ele é trocado quando o modem é reiniciado. Para resolver isso, você pode criar um endereço fixo usando um serviço DDNS. Veja aqui como configurar o DDNS.

Categorias PC
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

2 comentários em “Como montar um servidor FTP no Windows”

Deixe um comentário