Como localizar arquivos grandes no computador

Publicidade

A medida que você salva arquivos o HD vai ficando cheio, até que em algum momento você precisa fazer uma limpeza para liberar espaço, especialmente se for um disco SSD de pequena capacidade.

Embora você possa remover arquivos temporários, existem outras opções interessantes para liberar espaço em disco. Veja nesse tutorial como localizar arquivos grandes no disco rígido do computador.

Como localizar e deletar arquivos grandes no Windows:

Opção 1- Explorador de Arquivos

1. Abra o Windows Explorer, clique em “Este Computador”, e digite na caixa de pesquisa o tamanho do arquivo desejado. Por exemplo, para localizar os arquivos com tamanho maior que 128MB, digite tamanho:grande. Você também pode personalizar o tamanho, como por exemplo tamanho:> 500MB.

Publicidade

2. Uma vez feito isso, a pesquisa do Windows irá exibir apenas os arquivos maiores que o tamanho definido. Baseado nos resultados, você pode excluir os arquivos grandes que forem desnecessários.

3. Se não quiser excluir os arquivos encontrados, você pode movê-los para um HD externo ou então para um serviço de armazenamento em nuvem para liberar espaço suficiente no HD do computador.

Opção 2 – WizTree

Um dos problemas em usar a pesquisa do Windows para encontrar arquivos grandes é que localiza somente arquivos indexados pelo Windows e com isso, muitos arquivos podem não ser exibidos na busca. Por conta disso, programas de terceiros, como por exemplo, o WizTree, são mais eficientes.

1. Baixe o programa gratuito WizTree e execute-o.

2. Selecione a unidade que deseja analisar e clique em “Verificar”.

3. Do lado esquerdo, ele irá mostrar as pastas que mais ocupam espaço em disco. Como queremos encontrar os arquivos que mais ocupam espaço em disco, clique na guia “Visualização de arquivo”.

4. Na guia “Visualização de arquivo” o programa listará em ordem decrescente os maiores arquivos armazenados na unidade. Clicando com o botão direito você pode excluir o arquivo ou abrir a pasta.

Categorias PC

3 comentários em “Como localizar arquivos grandes no computador”

Deixe um comentário