Como instalar duas versões do Windows em seu PC

Publicidade

Se você possui uma versão do Windows instalada em seu computador, mas precisa de outra versão para utilizar um programa, você pode ter 2 sistemas operacionais instalados no mesmo computador.

Esse tipo de instalação chama-se dualboot, onde durante a inicialização, você escolhe qual sistema operacional deseja utilizar. Veja nesse tutorial como instalar duas versões do Windows em dualboot.

Como instalar o Windows 7 e o Windows 10 em dualboot:

Nesse tutorial nós vamos instalar o Windows 10 e o Windows 7 em dualboot, mas você pode usá-lo como referência para configurar um dualboot de outras versões como o Windows 8.1 e Windows 10.

Além disso vamos supor que você tenha o Windows 10 instalado no computador e deseja instalar o Windows 7, para ter os dois sistemas operacionais no computador, mas a ordem pode ser invertida.

1. A primeira coisa que precisamos fazer é particionar o disco rígido do seu computador para liberar espaço para instalação da segundo sistema operacional, que no nosso exemplo, será o Windows 7.

2. Pressione as teclas Windows + R para abrir o Executar, digite diskmgmt.msc e pressione Enter.

Publicidade

3. Localize a partição do sistema que provavelmente deve ser o “C:” no Disco 0, clique com o botão direito e selecione a opção “Diminuir Volume” para liberar espaço para o outro sistema operacional.

4. Em seguida, digite o “tamanho do espaço” que deseja reduzir na partição do sistema para fazer a instalação do outro sistema operacional. Por exemplo, para liberar 30GB de espaço, digite “30000”.

5. Uma vez feito isso, faça a instalação da outra versão do Windows usando DVD ou pendrive. Note que para iniciar a instalação, você precisará reiniciar o computador e iniciá-lo pelo pendrive ou DVD.

Nós criamos um tutorial de como criar um pendrive para instalação do Windows 10, entretanto, você também pode usá-lo como guia para criar um pendrive para instalar o Windows 7 ou o Windows 8.1.

6. Prossiga com a instalação e quando solicitado, selecione o espaço vazio que você criou no disco rígido após diminuir a partição do sistema e prossiga com a instalação do novo sistema operacional.

7. Uma vez terminada a instalação, sempre que você ligar e reiniciar o computador, será exibido um menu durante a inicialização para você escolher qual sistema operacional deseja usar no momento.

Categorias PC
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

7 comentários em “Como instalar duas versões do Windows em seu PC”

  1. Olá boa tarde, tenho dois SSD um com W10 e outro com W7.
    Tem como colocar os dois SSDs em 1 PC e fazer o duaboot ?
    Não tenho como particionar meu SSD por falta de espaço, mas preciso muito usar programas específicos que estão nos dois SSDs.

    Responder
    • Olá,

      Sim, é possível fazer, nesse caso você só precisa colocar os dois SSDs e criar o menu de dualboot onde você irá selecionar qual Windows deseja iniciar.

      Conecte os dois SSDs no computador e ligue o PC.

      Uma vez no Windows, baixe o programa EasyBCD

      Abra o EasyBCD, clique em “Adicionar Nova Entrada”, selecione o disco referente ao segundo SSD e clique no botão (+).

      Na opção “Editar menu de boot” marque a opção “Contagem a partir de” e defina o número de segundos de exibição do menu de boot.

      Clique em “Salvar configurações”, reinicie o computador e da próxima vez, você deverá ver um menu de boot para selecionar o Windows que deseja iniciar.

      Responder
  2. Olá Sérgio, gostei muito deste tutorial bem do como desfazer o dualboot.
    Mas tenho uma questão: o dualboot não funciona com o Windows XP correcto?
    Eu tenho Win10 mas precisava de correr programas muito antigos em XP e tentei instalar o XP a partir de DVD mas a instalação deu sempre erro.

    Responder

Deixe um comentário