Como editar um arquivo PDF online e no PC

Publicidade

Às vezes você pode precisar editar um documento PDF para corrigir um erro ou então atualizar uma informação, mas não tem o arquivo original para editar, e a única opção é refazer todo o documento.

Se esse for o seu problema, você não precisa digitar todo o texto novamente. Confira nesse tutorial, como editar um documento PDF para corrigir erros, inserir e excluir textos e atualizar informações.

Como editar um documento PDF online:

Uma das formas mais práticas de você editar um documento PDF é usando uma ferramenta online, como por exemplo, o Google Docs, que oferece a opção de importar documento PDF em seu editor.

1. Acesse o site do Google Docs (Documentos do Google), faça login em sua conta, clique no ícone de pasta do lado direito para abrir o seletor de arquivos e na guia “Upload” selecione o arquivo PDF.

2. Em seguida, clique em “Abrir com Documentos Google” no topo.

3. Uma vez feito isso, o documento PDF será aberto para edição no Google Docs. Aqui você poderá editá-lo da mesma forma que edita documentos de texto no Word. Você pode adicionar, remover ou substituir textos e formatar o texto, como por exemplo, trocar o tipo, cor e tamanho da fonte e outros.

4. Depois de editar o arquivo PDF, clique no menu “Arquivo > Fazer o download > Documento PDF (.pdf) para baixar o arquivo PDF atualizado, com as edições que você fez no arquivo. Uma cópia do documento editado também é salva no Google Docs, de modo que você poderá editá-la mais tarde.

Como editar um documento PDF no computador:

A maioria dos editores de PDF é pago, porém existem também opções gratuitas. Nesse tutorial, nós vamos utilizar o Libre Office, que é uma alternativa completamente gratuita para o Microsoft Office e oferece um programa chamado “Draw”, que entre outras coisas, lhe permite editar documentos PDF.

1. Baixe o LibreOffice e, em seguida, instale-o em seu computador. Uma vez instalado, pesquise por Libre Office Draw no Menu iniciar e então abra o programa para começar a editar o documento PDF.

2. Em seguida, clique no menu “Arquivo > Abrir” e selecione o arquivo PDF que deseja editar.

3. Uma vez feito isso, o arquivo será carregado no LibreOffice Draw e você pode editá-lo. É possível editar, adicionar e remover textos, formatar o texto, adicionar e remover imagens e assim por diante.

4. Porém, note que ao importar o arquivo PDF, ele trata cada linha do texto de forma independente, por conta disso, será um pouco mais trabalhoso editar o documento PDF do que editar documentos no Word. Ainda sim, com um pouco de trabalho é possível fazer um ótimo trabalho no arquivo PDF.

5. Assim que você terminar de editar o documento PDF, clique no menu “Arquivo > Exportar como > Exportar diretamente como PDF” para salvar um novo arquivo PDF com a edição que você realizou.

Deixe um comentário