Fazer o backup dos arquivos na nuvem é uma excelente opção, porém, se você possui arquivos com informações importantes, talvez seja melhor criptografá-los antes de fazer o backup deles na nuvem.
Para não ter que criptografar os arquivos manualmente, você pode utilizar um programa para fazer o trabalho. Nesse tutorial veremos como criptografar os arquivos antes de sincronizá-los com a nuvem.
Como criptografar os arquivos sincronizados com a nuvem:
1. Baixe e instale o programa Cryptomator em seu computador.
2. Abra o programa e clique em “+ Adicionar Cofre” e “Criar Novo Cofre” para criar um novo cofre.
3. Digite um nome para o novo cofre e clique em “Próximo”. Ele criará uma subpasta com o nome do cofre dentro da pasta principal, que é onde você deve irá colocar os arquivos que deseja criptografar.
4. Em seguida, selecione a pasta em seu computador usada pelo serviço na nuvem que você deseja criptografar os arquivos. Ele suporta serviços na nuvem como o Dropbox, Google Drive e OneDrive.
5. Por fim crie uma senha para o cofre criado. Aqui você também pode optar por gerar uma chave de recuperação que permite recuperar a senha usada para criptografar os arquivos em caso de perda.
6. Uma vez feito isso, quando quiser salvar arquivos para serem criptografados, abra o Cryptomator, escolha o cofre criado, clique em “Unlock” e digite a senha para montá-lo como uma unidade virtual.
7. Isso permite que você acesse e visualize os arquivos do cofre a partir do Windows Explorer. Para criptografar os arquivos ante de enviá-los para a nuvem, copie e cole os arquivos na unidade virtual.
8. Em seguida, os arquivos serão criptogradados e depois enviados para a nuvem.
9. A única forma de acessar os arquivos criptografados é abrindo o programa e digitando a senha do cofre. O Cryptomator usa o algoritmo AES e criptografa tanto o conteúdo, quanto o nome do arquivo.