Como criar variáveis personalizadas no Windows 10

Publicidade

Se você costuma abrir uma pasta ou executar um programa através do Prompt de Comando muitas vezes, você pode criar uma variável e utilizar essa variável em vez de navegar até a pasta desejada.

As variáveis ​​de ambiente podem ajudá-lo a economizar muito tempo. Veja nesse tutorial como criar variáveis de ambiente no Windows 10 para acessar pastas e executar programas mais rapidamente.

Como adicionar variáveis personalizadas no Windows 10:

1. Abra o Menu Iniciar, digite Sistema e abra a opção “Sistema” do Painel de Controle.

Publicidade

2. Clique em “Configurações avançadas do sistema” do lado esquerdo da janela.

3. Na guia “Avançado” , clique em “Variáveis de Ambiente…”.

4. Na janela aberta você pode criar variáveis do usuário ou do sistema. A primeira funciona apenas para o seu usuário, enquanto as variáveis do sistema funcionam para todos os usuários. Para criar uma nova variável, clique no botão “Novo”. No exemplo abaixo, criaremos uma variável do sistema.

5. Na janela aberta, digite o nome da variável (que será o que você precisará digitar para acessar a pasta/arquivo) e, em “Valor da variável”, adicione o caminho da pasta ou programa que deseja abrir.

6. Uma vez feito isso, basta você digitar o nome da variável entre porcentagem %nomedavariavel% no Prompt de Comando, Executar ou Windows Explorer, para abrir a pasta ou executar o programa.

7. Por exemplo, se você usa um programa a partir do Prompt de Comando e toda vez, você precisa navegar o caminho até o diretório do programa no Prompt de comando, após criar a variável, tudo o que você precisa fazer é digitar o nome da variável entre % para executá-lo no Prompt de Comando.

Categorias PC

Deixe um comentário