Como configurar um DDNS usando o No-IP

Publicidade

Quando você redireciona uma porta no roteador é necessário usar o endereço IP da sua conexão de internet para se conectar ao servidor do jogo ou programa que você quer acessar a partir da internet, porém se o endereço IP trocar você ficará sem acesso, por isso é importante usar um serviço DDNS.

O DDNS permite associar o endereço IP da sua conexão de internet a um endereço web e quando o endereço IP da sua conexão de internet é modificado, o DDNS é atualizado para você não ficar sem acesso. Você pode fazer isso usando a opção do próprio roteador (se disponível) ou usar programas.

Configurar um serviço DDNS usando o programa do No-IP:

1. Acesse o site do No-IP e crie uma conta gratuita. Basta fornecer um email, senha e definir o nome do host, que é o endereço web que você irá usar para se conectar, por exemplo, supertuto.hopto.org.

Nota: O único domínio que não é gratuito é o .no-ip.org, portanto certifique de escolher outro.

2. Uma vez criada a conta, faça o download do programa DUC e instale-o em seu computador.

3. Depois de instalar o programa, execute-o e faça login na conta que você acabou de criar.

4. Uma vez feito isso, ele será executado a partir da bandeja do sistema. Clique duas vezes no ícone para abrir a configuração, clique em “Edit Hosts”, marque o endereço web criado e clique em “Save”.

5. Pronto, agora você pode usar o endereço web criado para se conectar ao computador a partir de qualquer lugar. O programa verifica de 5 em 5 minutos se o endereço IP foi modificado e atualiza ele.

Configurar um serviço DDNS usando as opções do roteador:

1. Crie uma conta no No-IP e crie um endereço web (host)

2. Acesse a página do roteador. Se você não sabe fazer isso, veja aqui como acessar a página do roteador.

3. Procure pela opção “DDNS”. No modem da VIVO que estou usando como exemplo nesse tutorial, essa opção fica em Configurações > Rede Local > DDNS”, mas em cada modelo isso será diferente.

4. Habilite o uso do DDNS, selecione o serviço DDNS que deseja usar, que no nosso caso é o No-IP, faça login em sua conta e digite o nome do host (endereço web) que você criou e clique em “Salvar”.

5. Pronto, agora ele irá atualizar automaticamente o endereço IP da sua conexão de internet quando necessário e você já pode usar o endereço (host) para se conectar ao computador de qualquer lugar.

Deixe um comentário