Como mover a barra de tarefas no Windows 11

Publicidade

A Microsoft removeu no Windows 11, a opção de você colocar a barra de tarefas na parte superior da área de trabalho, isso significa que, por padrão, você não pode mover a barra de tarefas do Windows 11 para o topo da tela, o único local em que ela pode ser usada é na parte inferior da área de trabalho.

Embora a Microsoft não oferece uma forma de você mover a barra de tarefas para o topo da área de trabalho, ainda é possível colocar a barra de tarefas na parte superior. Nesse tutorial vamos mostrar como você pode mover facilmente a barra de tarefas do Windows 11 para o topo da área de trabalho.

Publicidade

Como mover a barra de tarefas para o topo no Windows 11:

Vamos apresentar nesse tutorial duas maneiras de você colocar a barra de tarefas do Windows 11 na partir superior da tela. A primeira opção é mais simples e consiste apenas em executar um script, que faz todo o trabalho para você e a segunda é fazendo as alterações manualmente no editor de registro.

Opção 1 – Como colocar a barra de tarefas do Windows 11 no topo

1. Baixe o script aqui e extraia o arquivo ZIP para uma pasta em seu computador.

2. Clique duas vezes no arquivo colocar_barra_tarefas_topo_win11.bat. Primeiro, ele irá executar um backup da chave do registro que será editada, que será salvo na mesma pasta do script. Em seguida, ele importará as informações contidas no arquivo barra_tarefas_topo.reg para o registro do Windows.

3. Pressione qualquer tecla para continuar e então o script reiniciará o Windows Explorer para aplicar as alterações feitas. Uma vez reiniciado, a barra de tarefas será exibida no topo da área de trabalho.

4. Caso queira restaurar a barra de tarefas do Windows 11 para a posição padrão, na parte inferior da área de trabalho, execute o arquivo restaurar_barra_tarefas_win11.bat ele fará a restauração pra você.

Opção 2 – Como colocar a barra de tarefas do Windows 11 no topo

Se você é um usuário avançado e não quer usar o script para colocar a barra de tarefas do Windows 11 no topo, você pode fazer as alterações necessárias diretamente no registro do Windows 11. Veja como mover a barra de tarefas do Windows 11 para o topo editando manualmente o registro (regedit).

1. Pequise por regedit no menu Iniciar e abra o Editor do Registro.

2. Navegue até a chave abaixo:

HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\StuckRects3​

3. Clique com o botão direito na chave StuckRects3 e selecione a opção “Exportar”. Salve um arquivo REG na área de trabalho com um nome fácil de identificar, como bkp_registro_win11. Esse arquivo é um backup da chave de registro que será modificado, que você poderá restaurar caso algo dê errado.

4. Clique duas vezes no valor “Settings” do lado direito.

5. Na linha 0008, posicione o cursor do mouse na quinta coluna, antes do valor 03 e pressione a tecla “Del” para excluir o valor 03. Em seguida, digite 01 no mesmo local e clique em “OK” e feche o editor.

6. Por fim, reinicie o Windows Explorer para aplicar a alteração. Abra o Gerenciador de Tarefas com “Ctrl + Shift + Esc”, clique com o botão direito no Windows Explorer e selecione a opção “Reiniciar.”

7. Uma vez feito isso, a barra de tarefas será exibida no topo da área de trabalho do Windows 11.

7. Se quiser voltar a barra de tarefas do Windows 11 para a parte debaixo da área de trabalho, basta você clicar duas vezes no arquivo REG que você exportou e por último, reiniciar o Windows Explorer.

 

Categorias PC

Deixe um comentário