Como continuar usando o Flash Player

O Flash foi uma tecnologia muito utilizada e provavelmente, se você já jogou aqueles joguinhos na internet, já usou o Flash. Entretanto, devido a problemas de segurança, o Flash foi descontinuado.

Mas se você ainda deseja executar o Flash, existem formas de segura de rodar aquele seu joguinho em flash favorito. Veja nesse tutorial como você pode continuar usando o Flash Player em seu PC.

Como continuar usando o Flash Player no Chrome, Edge e Firefox:

Para fazer o Flash funcionar en navegadores como o Chrome, Edge e Firefox, nós vamos usar um emulador chamado Ruffle, que roda o Flash em “ambiente seguro” isolado do sistema operacional.

O único porém do Ruffle é que ele ainda está em desenvolvimento, portanto a extensão ainda não esta disponível na loja dos navegadores, você precisará baixar e instalar a extensão manualmente.

Opçao 1 – Como usar o Flash Player no Chome e Edge:

1. Acesse a página de download e clique no link “Chrome/Edge/Safari” para baixar o arquivo ZIP.

2. Extraia o arquivo ZIP baixado em alguma pasta do seu computador.

3. Acesse a página chrome://extensions/ no Chrome e edge://extensions/ no Edge. Basta copiar o texto destacado em vermelho, colar na barra de endereços do seu navegador e pressionar “Enter”.

4. Ative o “modo desenvolvedor” no canto superior direito do Chrome e inferior esquerdo no Edge.

5. Clique em “Carregar descompactado“, selecione a pasta onde extraiu a extensão.

6. Uma vez feito isso, a extensão será ativada e você já poderá carregar páginas em flash.

Opção 2 – Como habilitar o Flash Player no Firefox:

1. Acesse a página de download e clique no link do “Firefox”.

2. Aguarde o download ser concluído, clique em “Continuar a instalação” e depois em “Aceitar“.

3. Uma vez feito isso, a extensão estará instalada no Firefox.

Como testar se o Flash Player está funcionando:

1. Acesse o site de teste do Flash Player aqui e clique no botão “Play”. Se você ver a animação, o Flash Player está funcionando. Nas imagens abaixo, você pode ver o antes e depois de instalar a extensão.

Como jogar jogos em Flash no PC com Windows:

Além de habilitar o Flash nos navegadores, você também pode rodar arquivos SWF do Flash direto do computador, como por exemplo, jogos, basta você baixar e executar a versão desktop do Rufus.

1. Acesse a página de download do Rufus e baixe a versão desktop compatível com o seu sistema operacional. O Rufus oferece versões desktop para o Windows (32 bits e 64 bits), Linux e Mac OS.

2. Extraia o arquivo ZIP em alguma pasta em seu computador e execute o arquivo Rufus.exe. Em seguida, selecione o arquivo SWF e você poderá jogar seu jogo em Flash em um ambiente seguro.

Por fim, note que atualmente, Rufus é capaz de rodar apenas jogos escritos em ActionScript 1 e 2. Isso inclui todos jogos em Flash anteriores a 2006 e apenas alguns jogos lançados posteriormente. Opcionalmente você pode baixar milhares de jogos em flash para jogar offline usando o Flashpoint.

Deixe um comentário