Como enviar vídeos grandes pelo WhatsApp

Publicidade

O WhatsApp limita o tamanho máximo do vídeo que você pode compartilhar. Por exemplo, em seu smartphone, esse limite é de 16 MB, enquanto no WhatsApp Web no PC, ele pode chegar a 64 MB.

Felizmente, é possível compactar o vídeo para que seja possível compartilhá-lo no WhatsApp. Veja nesse tutorial como compactar vídeos no computador, online e celular para enviá-los no Whatsapp.

Como diminuir o tamanho de um vídeo para enviar no WhatsApp:

Opção 1 – Compactar o vídeo no PC para enviar pelo WhatsApp

Colocamos como primeira opção a compactação de vídeos no computador porque o WhatsApp Web permite enviar vídeos de até 64 MB, enquanto no smartphone, o limite é de 16 MB. Portanto, usando esse método, você precisa compactar menos o vídeo, logo o vídeo compactado terá mais qualidade.

1. Baixe o programa TinyVid e instale-o em seu computador.

2. Abra o TinyVid, clique no botão “Open File” e adicione o arquivo de vídeo que deseja compactar.

3. Selecione a opção “have max file size of” no campo “Output must” e no campo “Size,” selecione “64 MB (WhatsApp)” para definir que o tamanho máximo do vídeo compactado deve ser de 64 MB.

4. (Opcional) Você pode reduzir a resolução do vídeo para diminuir o tamanho final do vídeo, assim como optar por uma conversão mais rápida (fast processing) ou com mais qualidade (better quality).

5. (Opcional) Outra forma de diminuir o tamanho do vídeo é recortando as partes desnecessárias do vídeo. Basta você marcar o ponto inicial e final do vídeo usando as marcações na “linha do tempo”.

6. Uma vez tudo ajustado, clique em “Process” para compactar o vídeo. Defina o local aonde deseja salvar o vídeo e o processo de compactação será inicializado. O programa exibe na tela o progresso da compactação do vídeo, com informações como velocidade de processamento e o tempo restante.

Opção 2 – Compactar o vídeo online para enviar no WhatsApp

Se você não quer instalar nenhum programa em seu computador, você pode usar um compactador online. Você também poderá compactar o vídeo para 65MB se estiver usando o site no computador.

1. Acesse a página de compactação de vídeo do site do FreeConvert, clique no botão “Choose files” e adicione o arquivo de vídeo em seu computador que deseja compactar para enviar no WhatsApp.

2. Uma vez feito isso, clique no ícone de engrenagem para abrir a janela de configuração.

3. Em “Advanced Options”, na opção “Compression method”, selecione “Target a file size (MB) e no campo “Target Size (MB)”, insira um valor inferior a 65 MB, como 63 MB e clique em Apply Settings”.

Nota: Se estiver acessando no celular reduza para 15 MB, uma vez que o limite nesse caso é 16MB.

4. Por fim, clique em “Compress Now” e aguarde a compactação ser concluída. Ele primeiro irá fazer o envio (upload) do vídeo para seu servidor e, em seguida irá compactá-lo para o tamanho desejado.

5. Uma vez concluída a compactação, ele lhe mostrará o tamanho final do vídeo e a porcentagem de redução. Basta você clicar no botão de “Download” para baixar o novo arquivo de vídeo compactado.

Opção 3 – Compactar o vídeo no Android para enviar no WhatsApp

Além de compactar o vídeo no computador, você também pode compactar o vídeo no smartphone, a única limitação aqui é o tamanho do vídeo que poderá ser compartilhado, que no celular é de 16MB.

1. Instale e abra o aplicativo Compressor de Vídeo em seu smartphone Android.

2. Selecione o vídeo que deseja compactar para enviar pelo WhatsApp.

3. Toque no botão “Comprimir vídeo”.

4. Selecione a qualidade da compressão. Você pode escolher uma configuração de alta qualidade, baixa qualidade ou personalizado. Porém, note que o vídeo compactado deve ter menos de 16 MB.

5. Uma vez selecionada uma opção, ele irá iniciar a compactação do vídeo para o tamanho definido. O aplicativo exibe o progresso da conversão com o caminho do vídeo, porcentagem e tamanho final.

6. Ao final da conversão, o vídeo convertido será reproduzido. Toque no botão de compartilhamento, selecione o WhatsApp na lista de apps e defina para qual contato deseja enviar o vídeo compactado.

Opção 4 – Compactar vídeos no iPhone para enviar no WhatsApp

Você também pode compactar o vídeo diretamente do seu iPhone utilizando um aplicativo como por exemplo, o VCompressor. Porém, note que nesse caso o tamanho máximo do vídeo será de 16 MB.

1. Instale o aplicativo VCompressor em seu iPhone.

2. Abra o aplicativo, clique no ícone com ícone de uma câmera de vídeo adicione o arquivo de vídeo.

3. O aplicativo irá exibir o tamanho atual do vídeo e tamanho após a compactação. Toque na opção “Compression Rate” e use as “estrelas” para definir o tamanho final do vídeo. Quanto mais estrelas, maior será a compactação. Use as estrelas para definir um tamanho de vídeo até 15 MB ou inferior.

4. Toque no botão “Compress” para realizar a compactação. Ao concluir a compactação, você pode assistir o vídeo compactado. Por fim, toque no botão “Save” para salvar o vídeo no “rolo da câmera”.

5. Pronto, agora basta compartilhar o vídeo no WhatsApp.

Deixe um comentário