Como usar o celular antigo como câmera de segurança

Publicidade

Embora hoje em dia existam câmeras de segurança a preços muito acessíveis, você pode reutilizar um celular antigo que não usa mais, para criar o seu próprio sistema de monitoramento por câmera.

Nesse tutorial vamos lhe mostrar como montar um sistema de vigilância remota por câmera usando simplesmente a câmera de um celular antigo que você não usa mais e seu smartphone atual ou PC.

Como usar o celular para criar um sistema de vigilância por câmera:

Para criar o sistema de monitoramento por câmera usando a câmera do celular, você vai precisar de um celular antigo, que será usado como câmera e do seu celular atual ou então, de um computador.

1. Baixe o aplicativo gratuito Alfred em seu celular antigo. Nós iremos usá-lo para criar o sistema de vigilância por câmera. Ele está disponível para os smartphones Android, quanto iOS (iPhone e iPad).

2. Uma vez instalado, faça login com uma conta do Google, como por exemplo, sua conta do Gmail. Opcionalmente você pode criar uma conta fornecendo o endereço de e-mail ou uma conta da Apple.

3. Em seguida, escolha como deseja usar o Alfred e depois se deseja assistir gravações a distância. Por fim, marque a opção “Sim” para confirmar que você tem outro smartphone para instalar o Alfred.

4. Uma vez feito isso, seu celular antigo será definido automaticamente como câmera de vigilância e começará a exibir a imagem capturada pela câmera. Basta posicioná-lo no local que deseja “vigiar”.

5. Opcionalmente você pode ativar a detecção de movimento clicando no botão com uma “mira” na parte inferior da janela. Essa opção grava um vídeo quando um movimento é detectado pela câmera.

6. Agora instale o Alfred em seu smartphone atual, faça login utilizando a mesma conta do Google e você será definido como “Espectador”. Toque na câmera adicionada para assisti-la tem tempo real.

7. A partir do menu na parte inferior da tela você pode ligar o microfone, iniciar a gravação de vídeo, girar a tela, alternar para a câmera frontal, ligar a lanterna, ativar o modo noturno e disparar a sirene.

8. Quando ativada a detecção de movimento, ele exibirá uma notificação no smartphone informando sobre o movimento detectado. Para ver as gravações, clique em “Events” na tela inicial do aplicativo.

Nota: Você também pode acessar a página do Alfred no PC para visualizar as imagens da câmera.

Deixe um comentário