Como usar a câmera do celular como webcam

Publicidade

Diferente dos notebooks, os computadores desktop não costumam vir com webcam e por isso, para fazer chamadas de vídeo em aplicativos como o Skype e Zoom, você precisa adquirir uma webcam.

Felizmente, existe uma alternativa para quem não tem webcam no computador. Veja nesse tutorial como você pode usar a câmera do seu smartphone Android ou iOS, como webcam do computador.

Como transformar a câmera do celular em webcam:

Para transformar a câmera do celular em webcam, nós vamos utilizar o aplicativo IriunWebcam. Ele está disponível no computador para Windows, macOS e Linux e no smartphone para Android e iOS.

Nota: Antes de começar, observe que para usar a câmera do smartphone como webcam, ambos os dispositivos (PC e celular) precisam está usando a mesma rede Wi-Fi, caso contrário, não funciona.

1. Para começar, instale o aplicativo do IriunWebcam em seu smartphone. Ele está disponível para Android e para iOS (iPhone e iPad). Ao final da instalação, abra o aplicativo e toque em “Continue”.

2. Uma vez feito isso, ele irá exibir uma mensagem informando que está aguardando a conexão.

3. Em seguida, instale o programa Iriun Webcam Server em seu computador. No final da instalação, inicie o Iriun WebCam Server em seu computador e ele deve detectar o seu smartphone conectado.

4. Agora basta configurar a webcam do Iriun no aplicativo desejado. Por exemplo no Skype, abra as configurações do Skype, clique na opção “Áudio e Vídeo” selecione a “Iriun Webcam” em “Câmera”.

 

Erro: No phone avaliable:

Em alguns casos, pode ser necessário configurar uma “regra” no firewall do Windows para que ele consiga estabelecer a conexão. Isso acontece porque o Iriun WebCam coloca uma regra no firewall do Windows para rede pública e se a rede estiver configurada como particular, ele não irá funcionar.

1. Para corrigir isso, pesquise por firewall no Menu Iniciar e abra o Windows Defender.

2. Em seguida, clique em “Configurações Avançadas”.

3. Clique em “Regras de Entrada”, localize o “iriun webcam” na lista e clique duas vezes sobre ele.

4. Na janela aberta, clique na guia “Avançado” e marque a opção “Particular”.

5. Clique em “OK” e repta os passos 3 e 4 para o segundo “Iriun webcam” na lista.

6. Uma vez feito isso, a conexão deve ser estabelecida.

2 comentários em “Como usar a câmera do celular como webcam”

Deixe um comentário