Como restaurar as configurações de fábrica do Windows 11

Publicidade

Em determinadas situações, como quando o seu computador está muito lento, apresentando erros ou foi infectado por vírus e outros malwares, você pode formatar o disco rígido e reinstalar o Windows 11 ou então, simplesmente restaurar as configurações de fábrica do Windows 11 para começar de novo.

Seja qual for o motivo, se você quer deixar o seu PC rápido novamente, a melhor opção é restaurar o Windows 11. Portanto se você pensou em formatar o seu computador, aprenda nesse tutorial, como redefinir as configurações de fábrica do Windows 11 em seu computador com apenas alguns cliques.

como restaurar configuracoes fabrica win11

Publicidade

Como funciona a restauração de fábrica do Windows 11

Você pode pensar na restauração de fábrica, como uma formatação do disco rígido para reinstalação do Windows 11, porém, de uma forma muito mais simples, uma vez que iniciado o processo, ele será totalmente automático e irá remover os aplicativos, redefinir as configurações, excluir os arquivos, etc.

Como a restauração de fábrica exclui os arquivos na unidade C, você deve fazer backup dos arquivos pessoais, configurações de aplicativos e outros arquivos antes de continuar. Você pode consultar um guia que lhe mostra o que você deve salvar antes de formatar o seu computador, consulte o guia aqui.

Como restaurar as configurações de fábrica do Windows 11:

1. Para começar, abra o aplicativo “Configurações” clicando no Menu Iniciar ou, pressione “Win + I”.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img1

2. Nas Configurações do Windows 11, clique em “Windows Update” e depois “Opções Avançadas”.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img2

3. Em seguida, em “Opções Avançadas”, clique na opção “Recuperação”.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img3

4. Clique no botão “Restaurar o computador” do lado direito de “Restaurar o PC”.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img4

5. Na tela seguinte, você terá duas opções. “Manter arquivos pessoais” ou “Remover tudo”. Ambas as opções removem configurações e programas instalados, a diferença, é que a opção “Manter arquivos pessoais”, irá manter os arquivos pessoais do usuário na unidade C, onde o Windows está instalado.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img5

6. Novamente, na tela seguinte você terá duas opções. A opção “Download da nuvem” baixa a versão mais recente do Windows 11, enquanto a reinstalação local usa os arquivos locais para redefinir o PC.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img6

7. Se a janela “Configurações Adicionais” for exibida, clique em “Avançar”.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img7

8. Por fim, ele irá exibir um resumo do que fará na restauração. Clique no botão “Restaurar”.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img8

9. Assim que você clicar no botão “Restaurar”, ele iniciará a restauração. Todo o processo pode levar tempo para ser concluído. Durante a restauração o PC será reiniciado automaticamente várias vezes.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img9

10. Depois que a restauração de fábrica for concluída, o Windows 11 será iniciado. Faça login em sua conta de usuário, instale os aplicativos que costuma usar e estará pronto para usar o PC novamente.

como restaurar configuracoes fabrica win11 img10

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário