Como recuperar arquivos deletados da lixeira

Publicidade

Quando você deleta um arquivo no Windows, o arquivo é enviado para a lixeira, de onde você pode restaurá-lo se necessário, porém se você esvaziar a lixeira, teoricamente não é possível recuperá-lo.

Felizmente é possível recuperar arquivos deletados da lixeira usando programas de recuperação de arquivos deletados. Nesse tutorial, mostraremos como recuperar arquivos apagados da lixeira.

Como recuperar arquivos apagados da lixeira:

1. Para recuperar os arquivos deletados da lixeira nós vamos usar o programa Disk Drill. Baixe a versão gratuita do programa Disk Drill aqui, instale em seu computador e no final, abra o programa.

2. Clique na letra da unidade de disco onde está a lixeira, geralmente a unidade C e clique no botão “Recover” do Disco Local C para o programa começar a procurar arquivos deletados no disco rígido.

3. O tempo de verificação depende do tamanho do HD e pode demorar um pouco. A medida que ele encontra os arquivos deletados em seu disco rígido, eles são exibidos dentro da pasta “Found files”.

4. Clique no botão (+) da pasta “Found files” parta expandi-la e você deverá ver uma pasta chamada $RECYCLE.BIN. Essa é a pasta onde estão todos os arquivos deletados da lixeira que o programa localizou. Clique no botão (+) da pasta $RECYCLE.BIN para ver os arquivos deletados da lixeira.

5. O programa não recupera o nome original dos arquivos, então, você verá o nome com caracteres aleatórios. Entretanto, você poderá visualizar os arquivos clicando no “ícone de lupa” do lado direito.

6. Por último, selecione os arquivos deletados da lixeira que deseja recuperar, escolha no campo “Recover to” a pasta onde deseja salvá-lo e então, clique no “Recover” para recuperar os arquivos.

Note que você não deve salvar os arquivos recuperados no mesmo HD, uma vez que ao fazer isso, você pode sobrescrever os arquivos originais. Use o pen drive ou outro HD para salvar os arquivos.

7. Uma vez concluída a recuperação, basta você abrir a pasta onde salvou os arquivos deletados da lixeira que você recuperou. O programa é capaz de recuperar arquivos deletados da lixeira com sucesso na maioria dos casos, porém, as vezes alguns arquivos não são recuperados com sucesso.

Deixe um comentário