Como ocultar arquivos e pastas no Windows

Publicidade

Embora a criptografia dos dados seja a melhor opção para manter os arquivos seguros, uma maneira mais simples de prevenir que bisbilhoteiros acessem seus arquivos pessoais salvos no computador é ocultando os arquivos, para que eles não fiquem mais visíveis no Explorador de arquivos do Windows.

O Windows oferece uma forma de ocultar arquivos, porém, essa recurso nativo do Windows pode ser facilmente contornado, portanto, essa não é a melhor opção para esconder arquivos. Nesse tutorial mostraremos como ocultar facilmente arquivos e pastas no Windows usando um programa gratuito.

como ocultar arquivos windows

Publicidade

Como ocultar arquivos e pastas no Windows

1. Existem dezenas de programas que você pode usar para esconder arquivos em seu computador, entretanto, na minha opinião o programa Wise Folder Hider é a melhor solução. Faça o download do Wise Folder Hider no site oficial do programa e, em seguida, instale o programa em seu computador.

2. Uma vez instalado o programa, reinicie o seu computador como solicitado. Depois do Windows ser carregado novamente, abra o Wise Folder Hider. Ao executar o programa pela primeira vez você será solicitado a criar uma senha de acesso ao programa. Digite a senha, confirme e clique no botão “OK”.

3. Agora você está pronto para começar a ocultar arquivos. Você pode arrastar e soltar os arquivos e pasta para dentor da interface do programa ou usar as opções “Ocultar Arquivos” e “Ocultar Pastas”.

4. Uma vez feito isso, o arquivo será escondido automaticamente. Se você acessar a pasta onde ele estava, não verá mais o arquivo, mesmo se marcar a opção de “exibir arquivos ocultos” do Windows Explorer. A única maneira de visualizar o arquivo é abrindo o Wise Folder Hider e digitando a senha.

5. Opcionalmente, você pode definir uma senha para bloquear o arquivo. A diferença desse recurso é que além da senha do programa, você precisará fornecer uma senha para abrir o arquivo. Para ativar essa opção, clique na “setinha para baixo” ao lado de “Abrir” e selecione a opção “Configurar senha.”

Como exibir os arquivos ocultos no Windows

1. Para restaurar os arquivos ocultos, abra o Wise Folder Hider, digite a senha e clique em “Acessar”.

2. Selecione o arquivo desejado na lista e clique em “Abrir” para torná-lo visível no Windows. Quando terminar de usar o arquivo, clique na “seta para baixo” e selecione “Close”, para ocutá-lo novamente.

3. Se você criou uma senha para o arquivo, ao clicar em “Abrir”, será solicitada a senha do arquivo.

Categorias PC
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário