Como manter uma janela sempre visível

Publicidade

Em determinadas situações, pode ser muito útil manter a janela de um programa no topo, ou seja, manter ela sempre visível na tela sobre todas as outras janelas abertas atualmente no computador.

O problema é que o Windows não oferece esse recurso por padrão, para utilizar esse recurso, temos que usar programas de terceiros. Aprenda nesse tutorial como colocar um programa fixado no topo.

Como fixar a janela de um programa no topo

Existem alguns programas que oferece essa função e nós vamos usar o Deskpins, um pequeno programa gratuito que oferece uma forma simples de fixar a janela de qualquer programa no topo.

1. Baixe o DeskPins aqui e instale-o em seu computador.

2. Uma vez executado, ele adiciona um ícone na bandeja do sistema (perto do relógio do Windows). Se o ícone não for exibido, clique na “seta para cima” e arraste o ícone dele para perto do relógio.

Publicidade

3. Para fixar uma janela no topo, ou seja, mantê-la sempre visível, basta você clicar no ícone dele na bandeja do sistema e então fixar o “alfinete” na janela que você deseja “manter sempre visível”, ou então, pressione a tecla de atalho “Ctrl + F11” e clique na janela para “mantê-la sempre visível”.

4. Uma vez feito isso, a janela desse programa irá ficar sempre em cima de outras janelas, mesmo quando ela não for a janela atiiva. As janelas fixas exibirão um alfinete vermelho na barra de título.

5. Para remover o alfinete, ou seja, desabilitar a função de “manter a janela sempre vísível”, passe o mouse sobre o alfinete na barra de título da janela do programa e clique no pequeno “X” exibido, ou então, clique na janela fixada no topo e pressione as teclas “Ctrl + F12” para remover o alfinete.

6. É possível até mesmo fixar janelas automaticamente usando o recurso “autopin” nas opções do programa. Basta você criar uma regra e indicar a janela do programa nos campos “Title” e “Class”. Para preencher esses campos, “arraste e solte” o ícone de “alvo” sobre uma das janelas abertas.

 

Categorias PC

Deixe um comentário