Como finalizar processos no Windows 10 e 11

Publicidade

Quando você executa um programa no computador, o Windows carrega uma “instância” do programa na memória do computador. Essa instância, é chamada de “processo” e, em determinadas situações, você pode querer finalizar processos no Windows. Você sabe como finalizar processos no Windows?

Existem vários motivos pelos quais você pode querer finalizar um processo, como por exemplo, para finalizar um processo que não está mais respondendo ou excluir um malware do computador. Nesse tutorial, mostraremos vários métodos para você finalizar processos no Windows 10 e no Windows 11.

como finalizar processos windows

Publicidade

Como finalizar processos pelo Gerenciador de Tarefas

1. Pressione Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gerenciador de tarefas. No Windows 10, você também pode clicar com o botão direito na barra de tarefas e selecionar o Gerenciador de Tarefas. No Windows 11, você precisa clicar com o botão direito no “botão do menu iniciar” para encontrar essa mesma opção.

como finalizar processos windows img1

2. Por padrão, o Gerenciador de Tarefas é aberto no “modo simplificado” que exibe apenas os nomes dos programas em execução. Clique em “Mais detalhes” para abrir o modo de visualização detalhado.

como finalizar processos windows img2

3. Na guia “Processos” você pode ver todos os processos em execução em seu computador. Eles são divididos em “aplicativos” e “processos em segundo plano”. Os aplicativos são os programas que tem uma janela visível e os processos em segundo plano estão sendo executados sem uma janela visível.

como finalizar processos windows img3

4. Você também pode abrir guia “Detalhes” para obter uma visão mais detalhada dos processos. Aqui ele exibe o nome do processo, PID, status e o nome do usuário, entre outros. Observando o nome do usuário, você pode identificar os processos que pertencem ao sistema e evitar finalizá-los por engano.

como finalizar processos windows img4

5. Para finalizar um processo, selecione-o e clique no botão “Finalizar tarefa”, no canto inferior direito, ou, clique com o botão direito no processo que deseja encerrar e selecione a opção “Finalizar tarefa”.

como finalizar processos windows img5

6. Por fim, confirme que deseja finalizar o processo.

como finalizar processos windows img6

Como finalizar processos pelo Prompt de Comando

Se você gosta de usar o Prompt de Comando, é possível usá-lo para finalizar processos. Ele oferece um comando chamado “taskkill”, que como o nome sugere, permite finalizar processos em execução.

1. Digite CMD no menu Iniciar, clique com o botão direito e selecione “Executar como administrador”.

como finalizar processos windows img7

2. Antes de usar o taskkill para finalizar o processo, você precisa saber o nome ou o PID da tarefa em questão. Digite tasklist para obter uma lista de todos os processos em execução no seu computador. Os processos serão listadas com o nome da imagem e identificador (PID). Anote essas informações.

como finalizar processos windows img8

3. Você pode usar o comando taskkill de duas formas. Para usar o PID, digite taskkill /F /PID p , onde p é o PID do processo que você deseja finalizar. Você será notificado se a operação for bem-sucedida.

como finalizar processos windows img9

4. Para usar o nome, digite taskkill /F /IM “p” , onde p é o nome do processo. A diferença entre usar o nome e o PID, é que o nome encerra todas as instâncias do programa e o PID, apenas a especificada.

como finalizar processos windows img10

5. É possível também encerrar múltiplos processos a partir de um único comando. Por exemplo, para finalizar o Chrome e Firefox, eu posso usar o comando taskkill /F /IM “chrome.exe” /IM “firefox.exe”. Com base nisso, você pode criar um arquivo de lote (.bat), para finalizar os processos com um clique.

como finalizar processos windows img11

Como finalizar processos usando o Ultimate Process Killer

Além de usar as opções presentes do Windows, você também pode usar programas de terceiros para finalizar processos no Windows, como o Utimate Process Killer. A sua maior vantagem em relação ao Gerenciador de tarefas do Windows, é que ele permite finalizar múltiplos processos simultaneamente.

1. Baixe e execute o Utimate Process Killer em seu computador.

2. Assim como o Gerenciador de Tarefas, ele exibe todos os processos em execução no computador, com o nome do processo, PID, caminho do arquivo, threads, prioridade, e muitas outras informações.

como finalizar processos windows img12

3. Para encerrar múltiplos processos, você pode selecioná-los e clicar em “Kill Selected Process” ou então, marcar a caixa de todos os processos que deseja finalizar e clicar em “Kill Checked Process”.

como finalizar processos windows img13

 

Categorias PC
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário