Como dividir o disco rígido em duas partições

Publicidade

Eu gosto de dividir o disco rígido em duas partições, uma partição para instalar o sistema operacional e a segunda para guardar arquivos. Isso permite, por exemplo, que eu faça o backup dos arquivos da unidade do sistema na segunda partição e, em seguida formate a unidade C sem maiores problemas.

Embora o Windows 10 e Windows 11 não precisem mais de formatação, uma vez que eles oferecem a restauração de fábrica, ainda pode ser útil criar uma segunda partição no disco rígido para salvar os arquivos. Nesse tutorial, mostraremos como particionar o disco rígido do PC para criar duas partições.

como dividir disco rigido

Publicidade

Como criar uma segunda partição no disco rígido:

1. Clique com o botão direito no botão do Menu Iniciar e abra o “Gerenciamento de Disco”.

como dividir disco rigido img1

2. Clique com o botão direito na partição da unidade C: e selecione a opção “Diminuir Volume”.

como dividir disco rigido img2

3. Defina quanto de espaço deseja reduzir da partição em MB. Por exemplo, para remover 300GB de uma partição, você deve inserir 300000 (trezentos mil) no campo “Digite o espaço a diminuir em MB”.

como dividir disco rigido img3 1

Nota: Em alguns casos, a partição não pode ser reduzida porque existem arquivos gravados em áreas do disco que seriam reduzidas. Para resolver isso, você pode desfragmentar o disco rígido usando o programa MyDefrag. Use a opção “Consolidar espaço livre” para mover os dados para o início do HD.

4. Uma vez reduzida a partição, precisamos criar agora uma partição no espaço livre no disco rígido. Clique com o botão direito em “Espaço não alocado” e selecione a opção “Novo Volume Simples…”

como dividir disco rigido img3

5. Clique em “Avançar” nas duas primeiras telas.

como dividir disco rigido img4

6. Em seguida, ele irá atribuir uma letra de unidade para a partição. Clique em Avançar”.

como dividir disco rigido img5

7. Por fim, ele formatará a partição para deixá-la pronta para uso. Você não precisa alterar nada aqui, a configuração padrão funciona bem, porém, você pode alterar o “Rótulo do volume”, para algo como Dados, Arquivos ou Backup. Uma vez feito isso, clique em “Avançar” e, em “Concluir” na tela seguinte.

como dividir disco rigido img6

8. Feito, a nova partição foi criada e está pronta para ser usada.

como dividir disco rigido img7

Categorias PC
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário