Como checar a temperatura do processador no Windows 11

Publicidade

A temperatura do processador pode indicar problemas de funcionamento, por isso é importante ficar de olho na temperatura da CPU, especialmente quando você está rodando tarefas que exigem muito da CPU. Qualquer temperatura acima de 90°C é muito perigosa e prejudicial ao desempenho do PC.

Embora o Windows 11 não tenha uma ferramenta integrada para você checar a temperatura da CPU, você pode recorrer a programas de terceiros, para ver e monitorar a temperatura da CPU. Veja nesse tutorial como exibir e monitorar a temperatura do processador em seu computador com Windows 11.

como verificar temperatura cpu windows11

Publicidade

1. Para monitorar a temperatura da CPU, nós vamos usar o Core Temp, um programa confiável e que funciona bem. Acesse o site do Core Temp, faça o download do programa e instale-o no Windows 11.

como verificar temperatura cpu windows11 img1

2. Após a instalação, o Core Temp será iniciado automaticamente. A partir da interface principal você pode ver a temperatura atual, assim como as temperaturas mínima e máxima de cada núcleo da CPU.

como verificar temperatura cpu windows11 img2

3. Ele também adiciona ícones na bandeja com a temperatura de cada núcleo da CPU, que são úteis para você monitorar a temperatura do processador em tempo real. Para manter esses ícones sempre visíveis na bandeja do sistema, clique na seta para cima e “arraste” os ícones para a barra de tarefas.

como verificar temperatura cpu windows11 img3

4. Por fim, você pode fazer alguns ajustes nas opções do programa. Na janela principal do programa, clique no menu “Opções > Configurações” e na guia “Geral” marque a opção “Iniciar Core Temp com Windows”. Isso irá permitir que ele seja carregado na inicialização do Windows 11 e monitore a CPU.

como verificar temperatura cpu windows11 img4

5. Além de checar a temperatura, você também pode ativar a proteção contra superaquecimento para proteger o seu sistema no caso de a temperatura disparar repentinamente. Para habilitar essa opção, você precisa clicar no menu “Opções” e, em seguida, na opção “Proteção contra superaquecimento”.

como verificar temperatura cpu windows11 img5

Categorias PC
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário